Saiba como seu pet pode salvar vidas doando sangue

Já falamos aqui sobre como doar sangue é importante, mas você sabia que cães e gatos também podem ser doadores? Assim como nós, os queridos pets podem sofrer um acidente ou ter anemia, por exemplo, e precisar de uma transfusão. Por isso, é igualmente importante garantir que os bancos de sangue animal sejam abastecidos.

É comum que os tutores tenham receio de levar seus animais para doar sangue, mas iremos explicar como o procedimento funciona para que você se sinta confiante e seu pet possa se tornar um doador. O seu animal de estimação pode contribuir e ajudar salvar a vida de outros bichinhos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE ANIMAL?

A doação de sangue de cães e gatos é importante pois pode salvar a vida de outros pets que precisam de socorro. A transfusão de sangue pode ser necessária em situações de emergência, contribuindo para diminuir os sintomas de anemia e disfunção sanguínea.

Os animais de estimação podem precisar da transfusão de sangue nas seguintes situações:

● durante cirurgias;
● atropelamento;
● brigas;
● cortes profundos;
● doenças transmitidas por carrapatos;
● picadas de animais peçonhentos;
● pancreatite;
● intoxicação;
● anemia.

No caso dos cães, uma única doação pode salvar a vida de outros quatro animais, e no caso dos gatos, dois. Vários pets sofrem esperando por conta da falta de bolsas em bancos de sangue animal. Isso acontece, em grande parte, pela falta de conhecimento do tema por parte de tutores de animais que são potenciais doadores.

Benefícios de ser um pet doador

Existem benefícios para pet doador, são feitos diversos exames com o sangue coletado e o resultado fica disponível para os tutores gratuitamente.

É feito um hemograma completo além de exames importantes como, testes de Leishmaniose e Dirofilariose nos cães e Imunodeficiência Felina (FIV) e Micoplasmose nos gatos. Além disso, o animal passa por um check-up físico para garantir que ele esteja na melhores condições de saúde.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA SER UM PET DOADOR?

Para um bichinho se tornar doador é preciso que ele esteja dentro de alguns critérios, que garantem que o animal seja saudável e o sangue colhido possa ser utilizado.

Os critérios são os seguintes:

● ter entre 1 e 8 anos de idade para cães, e entre 1 e 7 para gatos;
● cães devem pesar no mínimo 25 kg, e gatos devem pesar no mínimo 4 kg;
● estar com as vacinas e a vermifugação em dia;
● estar livre de pulgas e carrapatos;
● comportamento dócil;
● não tomar medicações contínuas;
● não ter realizado transfusão ou ter feito cirurgia nos 30 dias anteriores;
● fêmeas não podem estar no cio, prenhes ou lactantes.

COMO É O PROCESSO DA DOAÇÃO DE SANGUE ANIMAL?

Ao contrário do que se imagina, o procedimento de doação de sangue animal é muito tranquilo, assim como o humano. As clínicas e hospitais que realizam a coleta contam com profissionais especializados para esse serviço.

O procedimento dura em média 20 minutos para os gatos e são colhidos 60 ml, e para os cães, são coletados 450 ml em 15 minutos, em média. O animal de estimação deve estar em jejum de quatro horas para realizar a doação, e após a coleta ele já pode se alimentar. É recomendado que o peludo faça repouso durante o resto do dia.

Tipos sanguíneos

Como mencionamos, uma das vantagens de ser um pet doador é que o sangue coletado passa por diversos exames, um deles é para determinar o tipo sanguíneo do animal. Caso o seu bichinho precise de uma transfusão no futuro, essa informação é extremamente útil e irá agilizar o tratamento.

Os cães possuem seis tipos sanguíneos principais que compõem o Sistema DEA (sigla em inglês para Dog Eritrocyte Antigen, ou “Antígeno Eritrocitário Canino”), sendo eles:

● DEA 1, dividido nos subtipos DEA 1.1 e 1.2;
● DEA 3;
● DEA 4;
● DEA 5;
● DEA 7.

O sangue canino é bem mais complexo que o humano e em um mesmo cão é possível encontrar mais de um tipo sanguíneo. No entanto, os tipos mais comuns são o DEA 1.1 e o DEA 4, que é considerado o doador universal.

O sangue canino é bem mais complexo que o humano e em um mesmo cão é possível encontrar mais de um tipo sanguíneo. No entanto, os tipos mais comuns são o DEA 1.1 e o DEA 4, que é considerado o doador universal.

Já os gatinhos possuem apenas três tipos sanguíneos:

● A;
● B;
● AB.

Para os felinos o teste de classificação sanguínea é ainda mais importante pois há grande risco de reação na primeira transfusão.

Converse com o veterinário que faz o acompanhamento do seu pet sobre a possibilidade de ele se tornar um doador!

Fonte: Labtest