O mês de janeiro é marcado por dois fenômenos da natureza: o verão e as chuvas torrenciais. Essa dupla condição climática favorece a proliferação das arboviroses, doenças causadas pelo arbovírus transmitidos aos seres humanos por vetores artrópodes, como os mosquitos. Entre as arboviroses presentes no Brasil estão: Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, Mayaro e West Nile.

O vírus da Dengue pertence à família Flaviviridae e ao gênero Flavivirus e possui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Isso significa que a pessoa pode ser infectada pelo vírus, pelo menos, quatro vezes. O desenvolvimento dos estágios mais graves da doença, como a febre hemorrágica da Dengue, causam preocupação por serem potencialmente fatais. O cuidado para este ano tomou uma proporção maior em decorrência da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, que já sobrecarrega o sistema de saúde.

Para não piorar a situação das unidades de saúde, os cuidados com o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores do vírus da Dengue, devem ser redobrados para não superlotar os hospitais. A fim de alertar a população sobre os riscos, o Ministério da Saúde (MS) lançou a campanha nacional “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, já que segundo o último Boletim Epidemiológico, publicado em dezembro de 2020, foram notificados 979.764 casos prováveis de Dengue e 541 óbitos no país.

Modo de transmissão, período de incubação e de transmissibilidade e sintomas da Dengue

Usando como referência o Manual “Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento”, do Ministério da Saúde, a Dengue é transmitida pela picada da fêmea de mosquitos do gênero Aedes. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito pode transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação.

É importante salientar que não há transmissão por contato direto de um paciente infectado ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento. No entanto, há registros de transmissão por transfusão sanguínea.

Quando se trata de período de incubação, tempo em que o paciente leva para manifestar os primeiros sintomas da doença, pode variar de 3 a 15 dias, mas a média costuma ser de 5 a 6 dias. No caso do período de transmissibilidade, a transmissão pode ocorrer enquanto houver presença do vírus na corrente sangínea. Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Todas as pessoas estão suscetíveis a serem infectadas pela doença e o risco de desenvolver a dengue grave é mais associado à infecção secundária, com complicações que podem levar à morte. A sintomatologia da Dengue pode ser dividida entre leve, moderada e grave. Por isso, resumimos os sintomas principais e sinais de alarme, usando o MS como referência:

Sintomas principais
– Febre alta > 38.5ºC
– Dores musculares intensas
– Dor ao movimentar os olhos
– Mal-estar
– Falta de apetite
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo

Sinais de alarme
– Dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdome
– Vômitos persistentes
– Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico)
– Sangramento de mucosa ou outra hemorragia
– Aumento progressivo do hematócrito
– Queda abrupta das plaquetas

Cuidados para evitar a proliferação do mosquito da Dengue

Os vetores artrópodes, como o Aedes aegypti, são mosquitos extremamente adaptáveis ao meio urbano, cujos ovos são resistentes às alterações climáticas. Qualquer água parada pode se tornar um criadouro em potencial para a proliferação do mosquito, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros. Veja as formas:

– Manter a caixa d’água fechada.
– Manter tonéis e barris d’água fechados.
– Lavar semanalmente os tanques de água com água e sabão.
– Encher os pratos da plantas com areia.
– Coloque objetos que podem acumular água no lixo.
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
– Mantenha as calhas limpas.
– Não deixe água acumulada sobre a laje.
– Use repelentes e inseticidas.
– Utilize roupas que minimizem a exposição da pele.
– Use mosquiteiros e proteção de tela para as janelas.

Diagnóstico e tratamento da Dengue

O diagnóstico da Dengue é feito pelo médico com base nos sintomas apresentados e exames laboratoriais incluindo sorologia e biologia molecular. Para triagem dos pacientes, geralmente, são utilizados testes imunocromatográficos, também conhecidos como testes rápidos.Para saber mais detalhes em relação ao diagnóstico da doença, recomendamos acessar o artigo “Dengue, Zika e Chikungunya: saiba qual é o papel dos laboratórios”. Todos os exames são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, se a suspeita for confirmada, o MS deve ser notificado em um período de 24 horas.

Não há tratamento específico para a Dengue, os medicamentos empregados tratam apenas os sintomas. Confirmado o caso no paciente, os médicos recomendam: repouso, ingestão de água e não se automedicar. Lembrando que os casos são tratados individualmente, sempre de acordo com avaliação de um profissional de saúde. Esta avaliação é de extrema importância para evitar a evolução da doença para os casos mais graves e que podem levar à óbito.

Fonte: Labtest