O Controle de Qualidade é um conjunto de práticas utilizadas para monitorar os processos de análise dos exames laboratoriais e tem o objetivo principal de garantir a confiabilidade dos resultados obtidos, através das análises realizadas.

Muito difundido entre os laboratórios de análises clínicas, o Controle de Qualidade é um processo essencial para o funcionamento destes estabelecimentos e deixou de ser apenas uma boa prática, para se tornar uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a RDC 302/2005. Para os laboratórios e clínicas veterinárias, ainda não se tem uma normativa que verse sobre a obrigatoriedade do Controle de Qualidade. Apesar disto, é uma boa prática os laboratórios e clínicas quanto aos resultados de exames laboratoriais.

A diferença entre Controle de Qualidade Interno e Externo

O processo de Controle de Qualidade contempla duas principais ferramentas complementares: Controle de Qualidade Interno (CQI) e Controle de Qualidade Externo (CQE), também conhecido como Ensaio de Proficiência. “Juntos, eles têm o propósito central de identificar a presença de possíveis erros analíticos, possibilitando ao laboratório a implantação de ações para eliminar as causas dos mesmos”, afirma Jéssica Gomes, do setor de Gestão de Serviços da Controllab.

“O CQI é realizado com a rotina de análise de amostras dos pacientes, para validar os resultados produzidos, após identificar que o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância predefinidos, especialmente a precisão do processo (reprodutibilidade). O CQE ou Ensaio de Proficiência realiza um acompanhamento das tendências dos processos (inexatidão), comumente relacionadas a características de linearidade, especificidade, sensibilidade, interferentes e calibração”, complementa Jéssica.

Segundo Flávia Mirian, do setor de Gestão de Marketing da Controllab, o Controle de Qualidade em laboratórios veterinários tem grande importância, uma vez que é capaz de gerar informações para o laboratório e proporcionar confiabilidade nos resultados liberados. Flávia ainda ressalta sobre “a necessidade de conscientização dos profissionais responsáveis pelos laboratórios veterinários sobre esta importância e que este é um processo construído e amadurecido ao longo do tempo”.

Um Ensaio de Proficiência específico para a veterinária

Quando um laboratório participa de Ensaios de Proficiência, é possível obter certificação, de acordo com o ano de participação, se o mesmo obtiver resultados satisfatórios ao longo do ano de participação. A Controllab dispõe em seu portfólio de um Ensaio de Proficiência específico para a veterinária.

“O programa teve seu início em 2006 e, desde 2008, conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV)”, aponta Flávia. O programa conta com mais de 10 áreas de atuação, incluindo Bioquímica, Urinálise, Hematologia, entre outros.

De acordo com Flávia, o Ensaio de Proficiência funciona periodicamente. Múltiplos itens em diferentes concentrações são enviados aos laboratórios e clínicas participantes do programa e, normalmente, ocorrem quatro rodadas anuais. O programa é baseado na norma ABNT NBR ISO 17043, mesma normativa dos programas de Proficiência de laboratórios de análises clínicas, cujo provedor é acreditado pela Cgcre/Inmetro (PEP 003). A abrangência é nacional e internacional, contando cerca de 150 participantes, entre laboratórios, clínicas e pets.

Os materiais utilizados no CQE e no CQI são produzidos em variadas concentrações e matrizes, sempre que possível, similar à analisada na rotina, contemplando animais de pequeno a grande porte e suas especificidades, conforme a relevância clínica. Na Medicina Veterinária, os exames laboratoriais são realizados nas mais diferentes espécies: canina, felina, bovina, equina, ovina, suína, entre outras. Por isso, a preocupação de materiais controlados em matrizes específicas que representem esta grande variedade de espécies.

Além disso, Flávia e Jéssica complementam que o Ensaio de Proficiência Veterinário está em constante expansão e novas áreas de atuação poderão ser incluídas, de acordo com a necessidade dos clientes e do mercado.

Controles internos para parâmetros bioquímicos

A Controllab disponibiliza em seu portfólio controles internos para análises bioquímicas veterinárias para múltiplos analitos. Os controles internos são soro canino e equino liofilizados em dois níveis, com apresentação de 2 x 3,0 mL.

É importante se atentar para os valores de referência de cada espécie e para a linearidade e sensibilidade dos métodos utilizados para atribuição de valor dos controles. “A atribuição de valor pode ser realizada por consenso, comparação interlaboratorial ou pelo laboratório de ensaios da Controllab, que é acreditado pela ABNT NBR ISO 17025”, complementa Jéssica.

A Centerlab possuí em seu portifólio de produtos o controle de qualidade interno para análises bioquímicas veterinárias da Labtest, o Qualitrol 1 VET Ref. 1014. É uma preparação liofilizada e possui apresentação de 1 x 5,0 mL. O Qualitrol 1 VET Ref. é um controle multiparamétrico e conta com valores atribuídos para sistemas com leituras mono e bicromáticas, além  do sistema de química seca.

Fonte: Labtest