As empresas têm se empenhado para proteger os seus colaboradores da COVID-19 durante essa pandemia. Por outro lado, estão enfrentando outro desafio inerente em suas operações: o de manter uma equipe em alta performance.

O desafio de manter uma equipe engajada se tornou ainda maior nesta pandemia, sendo necessárias algumas práticas colaborativas para exigir um desempenho igual ou até melhor dos colaboradores. Mas como fazer isso sem colocar em risco a saúde emocional e física das pessoas? Em tempos de distanciamento social, quais são as melhores estratégias para serem adotadas em um ambiente corporativo e no regime de home office?

Antes de responder essas questões, cabe apresentar uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Fundação do Instituto de Administração (FIA). Entre 1.566 profissionais trabalhando a distância:

– 70% disseram que gostariam de continuar trabalhando remotamente depois da pandemia;

– 71% enxergam o trabalho em casa como uma possibilidade de aumentar a produtividade, precisão e qualidade.

Com base nesses números, é possível constatar que o regime remoto não prejudica totalmente a produtividade de todos os colaboradores. Neste artigo, apresentamos dicas de como manter a sua equipe em alta performance.

6 dicas de como manter sua equipe em alta performance

Consulte a liderança
Os líderes de equipe são ótimos termômetros para calcular o que está acontecendo dentro da sua empresa, pois conseguem acompanhar de perto o restante da equipe e conhecem quais são as limitações e habilidades individuais de cada integrante. Em função de sua grande experiência, esses colaboradores são mais maleáveis para contornar situações semelhantes à qual estamos passando, além de serem boas fontes de consulta, podendo dar conselhos e ajudar a tomar as decisões corretas.

Mantenha a comunicação
A pandemia impôs restrições que inibem o contato próximo entre os colaboradores, o que pode dificultar a comunicação. Para manter a sua equipe motivada, trabalhe em conjunto, com a finalidade de identificar quais são os desafios e as melhores oportunidades para resolver determinado problema, sendo importante dar abertura para que os profissionais participem e manifestem a sua opinião.

Priorize demandas urgentes
Manter a concentração durante essa pandemia pode ser uma tarefa difícil. Alguns colaboradores se distraem facilmente e podem se sentir isolados, não entregando com a mesma eficiência de quando estavam trabalhando presencialmente. Por isso, é importante demonstrar quais são as demandas prioritárias, seus cronogramas e resultados esperados.

Envolva os colaboradores
Perguntar a opinião dos colaboradores sobre como mantê-los em alta performance será uma boa iniciativa. Dependendo do tamanho da empresa, é mais difícil reunir todos de uma vez. Por isso, monte um grupo de funcionários com variedade de setores e níveis de hierarquia para escutá-los. Como estamos atravessando um período de distanciamento social e a recomendação é evitar a aglomeração de pessoas no mesmo ambiente, usar as plataformas de videoconferência para fazer essas reuniões é a melhor alternativa.

Pesquisa de opinião
Além das plataformas de videoconferência, a pesquisa de opinião também pode ser utilizada. Depois do formulário de perguntas ser respondido por um grupo de colaboradores, convoque uma reunião virtual em subgrupos para compartilhar os resultados e tirar conclusões. Em seguida, compartilhe com o grupo maior original, apresentando as decisões e planos de ação.

Reconhecimento do esforço
Reconhecer o esforço dos colaboradores é um dos modos de manter uma equipe em alta performance. Recompensas financeiras são válidas, mas o reconhecimento pelo bom desempenho das atividades também pode ser feito de outras maneiras: pagamentos de cursos, planos de carreira, planos de bem-estar e eventos de integração e relaxamento das equipes.

Fonte: Labtest