Legionella

Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e o uso de aparelhos de ar condicionado é inevitável.

O problema é que, apesar do conforto térmico oferecido pelo aparelho, estamos expostos à ação nociva da bactéria Legionella.

O gênero Legionella tem sido reconhecido como importante agente etiológico causador da doença do trato respiratório, a Legionelose ou Doença do Legionário, conhecida assim após a Convenção da Legião Americana em 1976, na Filadélfia, onde 34 participantes morreram e 221 adoeceram com pneumonia.

A doença do Legionário se caracteriza por pneumonia aguda com febre alta, dores de cabeça, calafrios, diarreia e tosse seca, mas pode resultar em graves complicações, incluindo a morte em situações extremas. Uma vez que a Legionella pneumophila é aspirada, ela se aloja nos alvéolos pulmonares e pode causar uma forte pneumonia.

Legionella é uma bactéria aquática e tem sido isolada em sistemas de ar condicionado, que apresentam condições favoráveis para proliferação. A presença desses organismos em sistemas de ar configura um problema de Saúde Pública, pois essas bactérias podem ser inaladas juntamente com partículas suspensas de poeira ou aerossóis originários dos sistemas de ar condicionado.

Existem 50 espécies e 70 serogrupos distintos. Pelo menos 20 espécies de Legionella estão associadas a doenças no ser humano, a Legionella pneumophila (16 serogrupos) é responsável por 70 a 90 % das infecções no homem.

No Brasil, existem diversos estudos sobre o assunto. Um estudo avaliou a ocorrência do gênero Legionella em amostras de água de residências, edifícios públicos, hospitais e plantas industriais em São Paulo e encontraram que, das 69 amostras analisadas, 6 foram positivas para a presença de Legionella sp.

Outro estudo, analisou amostras de água de cinco hospitais no Rio de Janeiro. O resultado revelou a presença de Legionella pneumophila sorogrupo 1 em todas as amostras examinadas.

Um estudo analisou 67 amostras de água de reservatórios naturais, torres de resfriamento, clínicas dentárias, sistemas de aquecimento e condensadores na cidade de São Paulo e encontrou o gênero Legionella em 9 amostras.

Esses resultados denotam que a manutenção preventiva desses equipamentos merece especial atenção. A presença dessa bactéria representa risco aos ocupantes de ambientes climatizados, especialmente no ambiente hospitalar.

Fonte: Eco Diagnóstica