Choque

Atualmente, o choque, é definido como um desequilíbrio grave entre a entrega de oxigénio e nutrientes às células e o seu consumo por parte destas, devido a uma perfusão tecidual diminuída e à remoção inadequada de produtos tóxicos, originando deficiências no metabolismo oxidativo que pode relacionar-se: com a entrega inadequada de oxigénio, do seu transporte, da sua utilização ou a combinação das três. Portanto, o choque pode ser qualquer síndrome ou doença que dê origem a uma diminuição grave do fluxo sanguíneo efetivo.

Esta síndrome pode ocorrer por: diminuição da circulação efetiva do volume sanguíneo; capacidade do sangue em distribuir oxigénio até às células; capacidade de bombeamento sanguíneo pelo coração e capacidade do sistema vascular em manter um tónus vasomotor apropriado. Todos os tipos de choque envolvem processos metabólicos que culminam em lesão celular, deficiência orgânica e morte.

A perfusão sanguínea inadequada desempenha o maior papel na lesão celular na maioria das formas de choque. A isquemia celular deve-se à hipoperfusão, com diminuição da entrega de nutrientes e oxigénio às células com consequente diminuição da produção de ATP.

O progresso do choque é normalmente dividido em três fases:
 Choque inicial ou compensado, onde, a entrega de oxigénio ao coração, ao cérebro e aos rins é mantida em prejuízo de outros órgãos menos vitais como a pele e o aparelho digestivo;
– Choque descompensado em que existe uma redução substancial da perfusão sanguínea ou uma má distribuição aos órgãos como pele, músculos e aparelho digestivo de modo a manter a perfusão cerebral, cardíaca e renal;
– Choque tardio ou irreversível que implica lesão orgânica irreversível de órgãos vitais como cérebro, coração e rins.
Além disso, existem três classificações funcionais para o choque:
– O choque hipovolêmico como consequência de défice de volume circulante;
– O choque cardiogênico como consequência de insuficiência cardíaca primária;
– O choque distributivo como consequência de uma alteração do tónus vascular.

Dentre os diagnósticos para essa síndrome, uma das medidas muito utilizadas são a gasometria arterial e venosa. Visto que, à análise de gases arteriais pode desempenhar um importante papel na avaliação clínica de pacientesem choque, fornecendo informações importantes e objetivas acerca da oxigenação, ventilação e estado ácido-básico do organismo.

Geralmente, o estado de choque é acompanhado de acidose metabólica, cuja gravidade está diretamente relacionada com a extensão e duração da hipoperfusão tecidual. Pode também estar associada acidose respiratória pela ventilação pulmonar inadequada. Mesmo quadros em que há hiperventilação, como o hemorrágico e o séptico, esta não é suficiente para neutralizar a acidose tecidual, principalmente se considerarmos que a hiperventilação desaparece nas fases avançadas do choque. Quando a restauração da perfusão tecidual é feita precocemente, o desequilíbrio ácido/básico é revertido com facilidade pela eliminação pulmonar do CO2 e metabolismo hepático do lactato tecidual. Porém, se a acidose atingir níveis perigosos (pH menor que 7,28) a correção com NaHCO3 deve ser feita; a dose pode
ser estipulada a partir da determinação do pH e pCO2 arterial, concentração de HCO3 circulante e déficit de base e usando a seguinte fórmula: Bicarbonato necessário (mEq/kg) = déficit de bases x 0.3 x peso corporal.

Já a medição dos níveis de oxigénio arterial deve ser sempre interpretada tendo em conta a quantidade de oxigénio inspirado pelo paciente. Esta quantidade é dependente da fracção inspirada de oxigénio (FiO2), da pressão barométrica e da pressão parcial de dióxido de carbono (PaO2).

Os instrumentos mais modernos para a medição dos gases sanguíneos, apesar de altamente sofisticados, são fáceis de operar, com uma manutenção e controlo de qualidade meticulosa e são capazes de proporcionar resultados rápidos e muito confiáveis.

A gasometria é uma aliada importante na realização de exames e no auxilio médico, para a proposição de diagnóstico rápido e seguro, possibilitando a tomada de decisão no tempo adequado e, em muitos casos, salvando vidas. Pensando nisso, a Centerlab em parceria com a Werfen, empresa pioneira e líder mundial no segmento de equipamentos e produtos para diagnósticos laboratoriais, oferecem o que há de mais moderno de equipamento de gasometria, a linha GEM Premier.

 

GEM3500 GEM5000

 

 

REFERENCIA
– https://www.efdeportes.com/efd141/equilibrio-acido-basico-e-gasometria-arterial.htm
file:///C:/Users/helton.faria/Downloads/arterial%20and%20central%20venous%20pH,%20bicarb,%20BE%20and%20Lactate%202006.pdf
– https://www.werfen.com/br/pt-pt/v2/about-werfen
– https://www.centerlab.com/