Intolerância X Alergia Alimentar
A alergia alimentar e a intolerância alimentar são causadas por uma reação em nosso sistema imunológico a um componente do alimento, geralmente aguda, rápida e mediada por anticorpos IgE (alergia) ou mediadas por anticorpos IgG (intolerância), provocando em geral sintomas relevantes e que necessitam de investigação. Usualmente, nosso sistema imune produz anticorpos para combater esses componentes dos alimentos, o que pode resultar em liberação de histamina e outras substâncias no nosso organismo.

Intolerância Alimentar
É a resposta imunológica (mediada por IgG) devido ao aumento da permeabilidade intestinal onde há passagens de frações proteicas pelo intestino, gerando uma exacerbação das respostas imunológicas e fisiológicas à ingestão de alimentos com a produção de anticorpo IgG4 específico. Estimase que nos países desenvolvidos, 1 em cada 2 pessoas sofre de algum sintoma relacionado à intolerância alimentar.

A  intolerância alimentar pode ser multifacetada e os sintomas aparecem dentro de algumas horas ou dias após o consumo do alimento. O que torna mais difícil tanto para o profissional da saúde quanto para o paciente identificarem o alimento, ou alimentos responsáveis pelo sintoma.

Sintomas: Inchaço, dor de cabeça, fadiga, diarreia, intestino irritável e outras condições relacionadas à gastroenterologia e dermatologia.

Diagnóstico: O estudo de intolerância alimentar é uma prova laboratorial que permite medir os níveis de IgG específica,frente à vários alimentos diferentes. Está demonstrado cientificamente que existe melhora notável em uma alta porcentagem de pessoas quando é retirada a ingestão de alimentos, os quais apresentaram no estudo níveis de IgG específica acima da normalidade.

alergia_x_intolerancia

Alergia Alimentar
É a resposta imunológica (mediada por IgE) exacerbada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. As reações podem ser leves, até mais graves incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito. Considerada um problema de saúde pública, a alergia alimentar está aumentando em todo mundo. Apesar de poder se manifestar em qualquer época da vida, o quadro geralmente se inicia na infância. Dependendo do alimento e mecanismos envolvidos, a alergia pode se resolver até a adolescência ou persistir por toda a vida.

As alergias alimentares são uma das causas mais comuns de anafilaxia, uma reação alérgica rara, porém grave. Mesmo pequenas quantidades de alimentos podem causar uma reação. A imprevisibilidade da anafilaxia é um dos aspectos mais difíceis e assustadores de viver com alergia alimentar.

Sintomas: Mais leves: Eczema alérgico/dermatite atópica (prurido, erupções cutâneas, urticária); Rinite (espirro); Conjuntivite sazonal (coceira e dor nos olhos, aumento da secreção dos olhos/lacrimejar constante, vermelhidão dos olhos); Asma alérgica (espirro, coriza); Doenças gastrointestinais alérgicas (diarreia, constipação, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, dores e desconfortos).

Mais graves: Dificuldade de respirar com chiado; Aumento dos batimentos cardíacos; Tonturas e sensação de desmaio; Edema de glote.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito através da realização de testes alergênicos. Atualmente existem vários métodos de teste para diagnosticar as alergias alimentares:

Teste de Pontura; Teste intradérmico; Teste de contato; Teste de provocação; Teste molecular; Teste de IgE total; Teste de IgE específico.

Dentre todos os testes disponíveis, o teste de IgE específico é o mais vantajoso. Esse teste é insento de risco e não sofre interferência de medicamentos em uso pelo paciente, como antidepressivos tricíclicos e anti-histamínicos. Assim, a indicação dos níveis de anticorpos do tipo IgE para um alimento específico a ser testado são auxiliares no diagnóstico das alergias e oferecem muitas vantagens ao médico e ao paciente.

Portanto, existe a necessidade de uma ferramenta de diagnóstico rápida que possa identificar os alimentos e ajudar o profissional de saúde a tomar decisões terapêuticas para aliviar os sintomas do paciente (em caso de intolerância) e para reduzir efeitos ou até mesmo evitar o comprometimento de outros órgãos (em casos de alergia), uma vez que em casos graves os pacientes podem até mesmo vir a óbito.

Nesse sentido, a Centerlab juntamente com a Eco Diagnóstica apresentam os testes Intolerância Alimentar Eco Teste e Allergy Eco Teste 1 e 4. Que são testes Poin of Care de rápida e fácil execução, com resultado imediato para apoiar no diagnóstico de pacientes que apresentam sintomas clínicos associados a intolerâncias e alergias alimentares.

Outras vantagens dos testes Eco Diagnóstica
Ao contrário dos testes cutâneos, por exemplo, é que não há risco que o teste desencadeie uma reação alérgica. Isso é especialmente importante para pessoas com maior risco de uma reação anafilática com risco de vida.

Para bebês e crianças pequenas, uma única punção para uma amostra de sangue capilar é menos traumática do que picadas repetidas do teste cutâneo.

Outro ponto importante é a reatividade cruzada que ocorre quando as proteínas de uma substância são semelhantes às proteínas em outra. Como o organismo não consegue distinguir as proteínas, o sistema imune pode reagir a ambas as substâncias. Um exemplo disso é o pólen de bétula, onde o organismo pode reagir a proteínas semelhantes em uma maça, e assim, desencadear sintomas alérgicos.

Além disso, os testes de intolerância e alergia alimentar da Eco fornecem um painel completo de alimentos, tornando a pesquisa mais ampla e assertiva com um excelente custo benefício.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR ECO Teste
Características e benefícios:

– Teste rápido de intolerância alimentar em 3O minutos;
– 57 alimentos testados com apenas uma gota de sangue capilar;
– Procedimentos simples e rápido;
– Abrange 9O% dos alimentos mais consumidos em todo o mundo;
– O kit inclui todo material necessário (dispositivo, kit para coleta da amostra, reagentes);
– Higiênico – amostra de sangue e reagentes são retidos dentro do dispositivo;
– Adequado para adultos e crianças (maiores de 5 anos);
– Possibilidade de diagnóstico e economia de tempo para profissionais de saúde, laboratórios , nutricionistas e pacientes;
– Profissionais de saúde e nutricionistas podem testar seus pacientes durante a consulta , sem esperar pelos resultados dos exames laboratoriais;
– Validade: 18 meses.

Teste Intolerância
alimentos pesquisados

Quadro

 

ALLERGY ECO Teste
– Eficaz: teste de alergia para IgE específica de alérgenos em apenas 30 minutos com 20 parâmetros em um único teste;
– Avaliação visual: resultados semiquantitativos que podem ser classificados em 3 níveis com correlação classe CAP;
– Abrange 90% das alergias mais comuns;*
– Manuseio rápido e simples sem necessidade de estrutura laboratorial;
– Diagnóstico confiável com apenas algumas gotas de sangue capilar;
– Não requer profissional especializado;
– Resultados rápidos que atendem às expectativas do paciente;
– Alérgenos e reagentes da mais alta qualidade;
– Recomendado por especialistas internacionais em alergia*.

Teste Alergia

 alérgenos e alimentos pesquisados

correlação teste alergia

 

Referências:
– Alergia Alimentar – Alergia alimentar é o tema central da semana mundial – ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – disponível em: https://asbai.org.br/alergia-alimentar-e-o-tema-central-da-semana-mundial/ – acesso em: 29/11/2021.
– Alergia Alimentar – Embora rara, a alergia alimentar pode acontecer na fase adulta – ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – disponível em: http://sbai.org.br/secao.asp?s=128&id=1244 – acesso em: 29/11/2021.
– Tudo que você precisa saber sobre alergia alimentar – Hermes Pardini – disponível em: https://www.hermespardini.com.br/blog/?p=427 – acesso em: 29/11/2021
– Folder Intolerância Alimentar Eco Teste – Eco Diagnóstica
– Folder Allergy Eco Teste – Eco Diagnóstica
– Lâminas Intolerância Alimentar – Eco Diagnóstica
– Lâminas Allergy Eco Teste – Eco Diagnóstica
– Instruções de uso – Intolerância Alimentar Eco Teste – Eco Diagnóstica
– Instruções de uso – Allergy 1 Eco Teste – Eco Diagnóstica
– Instruções de uso – Allergy 4 Eco Teste – Eco Diagnóstica