A biossegurança tem um papel importante e crucial na rotina laboratorial, tanto que existem regulamentações destinadas que impõem regras com intuito de prevenir contaminações e outras ocorrências que possam interferir na saúde de qualquer profissional dentro deste ambiente. Algumas medidas adotadas pela maioria dos laboratórios incluem a utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e coletivos (EPC’s), organização e limpeza do ambiente, equipamentos e instrumentos laboratoriais.

Atualmente com o enfrentamento da COVID-19, devido à alta transmissibilidade e aumento das atividades laboratoriais para atender a demanda, há a necessidade de preservar os profissionais desta área. Se já são fornecidos os equipamentos básicos como os EPI’s é importante seguir um plano mais abrangente como cita o estudo fornecido pela Organização Mundial da saúde (OMS), Laboratory biosafety guidance related to coronavirus disease (Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/laboratory-biosafety-guidance-related–to-coronavirus-disease-(covid-19), que destaca como deve ser a manipulação de materiais altamente infecciosos inclusive os que podem causar respingos e gotículas, como ocorre no setor de hematologia ao abrir tubos para processamento das amostras.

Para aumentar a biossegurança dentro do seu laboratório e evitar ao máximo o contato direto com o sangue e eventuais acidentes ao abrir o tubo de hemograma, toda a linha de equipamentos hematológicos de uso humano da Nihon Kohden possui sistema de perfuração de tampa e diluição automática de amostras, compatível com a maioria dos tubos comercializados no mercado brasileiro, levando mais segurança e agilidade para seu laboratório. Além dos equipamentos de hematologia.

Análise de Talassemias Com Celltac ES
A Talassemia é classificada como anemia hipocrômica microcítica, tendo essa característica muito similar à anemia ferropriva, sendo que esta última é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo, principalmente, as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.

Devido a essa similaridade, especialmente no hemograma, há a necessidade de uma rápida identificaçãodiagnóstica, pois isso auxiliará o médico no melhor manejo do paciente. Assim como todos os analisadores hematológicos da Nihon Kohden, o Celltac ES (MEK-7300) possui o parâmetro RDW-SD, um parâmetro eficaz que aliado ao uso de duas agulhas distribui a amostra em suas respectivas câmaras, reduzindo o arraste – Carry Over-, e tornando seus resultados mais precisos. Verificamos a eficácia do parâmetro RDW-SD do Celltac ES (MEK-7300) como um parâmetro potencial para identificação de anemia, comparando contagens de células sanguíneas relacionadas com Hemácias (RBC) e histogramas para talassemia e anemia ferropriva. Então, encontra-se diferença significativa no RDWSD de pacientes com talassemia e anemia ferropriva enquanto o RDW-CV e histogramas não mostram diferenças
significativas.

Para o rastreio de talassemia, o RDW-SD do Celltac ES (MEK-7300) efetivamente fornece dados eficazes para um diagnóstico preciso do médico, como mostrado na imagem:

 

RBC

Dynascatter Laser™ – Maior precisão na 
contagem diferencial de leucócitos

O inovador sistema de detecção da dispersão laser em 3 ângulos fornece uma melhor detecção de células Leucócitos (WBC) usando medidas precisas de dispersão de luz. A partir de um sensor de detecção de pequeno ângulo dianteiro (FSS), no qual se obtém informações sobre o tamanho do leucócito em análise.

Um segundo sensor de grande ângulo dianteiro (FLS), no qual se obtém informações sobre a estrutura celular e complexidade de partículas de nucleocromatina, e finalmente a partir de um sensor de ângulo lateral (SDS), obtemos informações de granularidade interna e globularidade. Esta informação gráfica 3D é calculada por um algoritmo de software exclusivo da Nihon Kohden.

Celtac ES

O reagente de classificação de leucócitos patenteado pela Nihon Kohden provoca a hemólise seletiva das hemácias, deixando os leucócitos intactos. O núcleo, os grânulos e a celularidade são preservadas em seu estado original. As células não são alteradas por coloração, retração ou lise diferencial, desta forma não há distorção dos resultados da medição. O Celltac Es™ pode obter informações morfológicas a partir de núcleos e grânulos de WBC de forma natural e realizar contagens diferenciais (5 diff) mais precisas.

Análise Implantação de um Analisador Bioquímico

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de modernos equipamentos automatizados para análises bioquímicas o cliente tem dificuldades em fazer uma escolha assertiva para seu tipo de rotina. Este trabalho tem como objetivo auxiliar a escolha mais assertiva do equipamento de análises bioquímicas, levando em conta aspectos importantes do cliente como: rotina do laboratório, tipo de exames realizados, tempo de processamento dos exames, estrutura física do laboratório e tipo de negociação desejada.

O campo da automação vem sofrendo mudanças, e isso é evidenciado pela quantidade de equipamentos lançados no mercado. Atualmente existem vários modelos, sistemas, produtividade, tamanhos, porte, etc. Está cada vez mais difícil escolher o equipamento ideal de acordo com a realidade laboratorial.

Os laboratórios de análises clínicas passam por grandes desafios a fim de conseguir resultados de qualidade com baixos custos. Um dos setores que tem o maior volume de exames e que pode gerar lucro ou prejuízo é a bioquímica clínica. Sendo assim a escolha certa do equipamento para essas análises é de suma importância.

Usando um equipamento compatível com a realidade do laboratório, pode-se reduzir os custos dos exames, utilizar menor quantidade de reagentes e obter resultados com qualidade assegurada. A Labtest com o Audmax Evolution tem essa característica para sua economia. É importante salientar que é tecnicamente impraticável a existência de um equipamento que supra todas as necessidades de um laboratório, bem como não há uma metodologia padronizada e única para a escolha dos equipamentos necessários em uma rotina laboratorial.

Um ponto bem importante a ser analisado é o tempo de processamento das análises, por exemplo, se o equipamento consegue fazer uma amostra de emergência no meio de uma rotina (STAT), ou se o laboratório faz plantão. Neste caso é preciso um equipamento que suporte longos períodos ligado e com uma estrutura elétrica de acordo.

A Centerlab juntamente com a Labtest tem uma novidade no mercado para a maioria dos laboratórios que tem uma demanda baixa pra média, Audmax Evolution, um equipamento com tecnologia inovadora e principalmente com economia de reagente, fazendo com que o custo por teste tenha uma redução em média de 30% comparado da concorrência.

Audmax Evolution

A Centerlab está a 40 anos no mercado sempre em parceria com os maiores e melhores fornecedores do país. Consulte com o seu vendedor da região para esclarecimentos e dúvidas sobre os equipamentos citados.
Toda equipe Centerlab estará a sua disposição.

Referências

Audmax 180 Evolution

https://www.nihonkohden.com/
https://br.nihonkohden.com/pt-br/innovativetechnologies/dynascatter_laser/three_new_improvements_in_dynascatter_laser.html
https://br.nihonkohden.com/pt-br/products/invitrodiagnostics/invitrodiagnostics/automatedbloodcellcounters/mek7300.html