Em meio ao número crescente de casos da doença pandêmica COVID-19 de 2019, há a necessidade de um método rápido e fácil para obter uma amostra não invasiva para a detecção deste novo coronavírus (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2; SARS-CoV-2).

Desde dezembro de 2019, o surto da doença COVID-19, surgiu na Província de Hubei na China e se espalhou para outras partes do mundo. O número de casos tem aumentado rapidamente, com uma taxa de fatalidade de 2,3%.

A detecção do SARS-CoV-2 em amostras de pacientes é o primeiro ponto crucial para a orientação do tratamento, controle de infecção eficaz e controle de infecção na comunidade.

O genoma do SARS-CoV-2 está intimamente relacionado ao genoma da síndrome respiratória aguda. Estudos experimentais mostraram um maior nível da expressão da enzima conversora de angiotensina em glândulas salivares em comparação com os pulmões e as células epiteliais que revestem o ducto da glândula salivar foram as primeiras célulasalvo de Infecção por SARS-CoV em macacos. SARS-CoV também foi detectado em amostras de saliva e isso sugeriu que o salivar das glândulas podem ser um alvo potencial para detectar a infecção do SAR-CoV-2, portanto, a saliva pode ser uma amostra potencial para detecção de SARS-CoV-2.

Detecção de Antígenos via Oral (Covid-Ag Oral)
O COVID Ag Oral ECO Detect é um ensaio imunocromatográfico, para detecção qualitativa de antígenos específicos do SARS-CoV-2 em amostras humanas de saliva. Os testes com amostras de saliva podem ser uma excelente alternativa, devido a coleta menos invasiva, podendo ser coletada pelo próprio paciente, de fácil execução e ideal para grupos de pacientes, como crianças e empresas.

Os testes de saliva apresentam seu melhor desempenho quando realizados em pacientes sintomáticos. A utilização em pacientes assintomáticos não é recomendada devido à queda da sensibilidade. Para pacientes assintomáticos, prevalece a recomendação de realização dos testes nasais.

A utilização conjunta do teste de amostra nasal/nasofaringe e amostra de saliva proporciona um melhor conforto e alternativa de coleta em pacientes sintomáticos, mas sem comprometer a testagem dos pacientes sem sintomas.

Segue abaixo o desempenho Clinico conforme figura em tabela.


Tabela 1

Seu procedimento é simples, sempre que possível, utilizar amostras frescas ao realizar o teste para a sua eficiência.

O que são testes de Anticorpos Neutralizantes?
Atualmente aprovado pela Anvisa, o teste de Anticorpos Neutralizantes foi desenvolvido para qualificar a resposta imune, analisando a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como Spike (S) ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2.

Portanto, com esse teste é possível avaliar se o organismo já entrou em contato alguma vez com o novo Coronavírus e se apresenta resposta imunológica.

Os anticorpos neutralizantes (NAbs) desempenham um papel importante e também se correlacionam fortemente com infecção viral após a vacinação. Ao mesmo tempo, eles são os marcadores de imunidade contra a reinfecção após a eliminação de uma infecção inicial e este tipo de imunidade pode durar toda a vida.

Detecção de Anticorpos Neutralizantes (Covid nAb)
ECO F COVID nAb é o imunoensaio fluorescente para medição qualitativa ou quantitativa de anticorpos neutralizantes circulantes contra SARS-CoV-2 em amostras humanas de soro. O ECO F COVID nAb deve ser usado com os analisadores F100, F200 e F2400. Este teste é destinado para auxílio na detecção de anticorpos neutralizantes contra o vírus SARS-CoV-2 para fins de vigilância clínica, imunidade pós-infecção e imunidade pós-vacinação.

A entrada do coronavírus nas células hospedeiras é mediada pela glicoproteína S transmembrana que se projeta na superfície viral. A glicoproteína S compreende duas subunidades funcionais: S1 que é responsável pela ligação aos receptores da célula hospedeira; e S2 que promove a fusão das membranas virais e celulares.

Seu desempenho clinico foi avaliado em um estudo com 1040 amostras biológicas reagentes e não reagentes testadas em 1040 testes do kit ECO F Covid nAb. As amostras foram consideradas não reagentes se os resultados com o método de referência fossem não reagentes, ou seja, indicassem a ausência de anticorpos anti-coronavírus na amostra. E as amostras foram consideradas reagentes se os resultados com o método de referência fossem reagentes, ou seja, indicassem a presença de anticorpos anti-coronavírus na amostra.

Tabela 2

Sensibilidade: > 99,9%
Especificidade: > 97,8%

Os testes da ECO para detecção de anticorpos neutralizantes de Covid possui a proteína N e a proteína S, incluindo nos testes a detecção de anticorpos SARS-CoV-2 as variantes do Brasil, China, Reino Unido e Japão.

Proteína N
– Proteína do nucleocapsídeo;
– Regular a replicação viral.

Proteína S (Spike)
– Proteína da superfície do envelope;
– Permitir a entrada do vírus na célula hospedeira;
– Alvo principal de anticorpos neutralizantes (vacina).

 

estrutura covid

 

A Centerlab há 40 anos no mercado sempre em parceria com os maiores e melhores fornecedores do país possui amplo portfólio de testes para auxiliar no diagnóstico do Covid-19 para as diversas etapas da doença, com a detecção precoce ou infecção prévia da doença.

Já temos disponível os testes de Detecção Oral Ag e também detecção de anticorpos Neutralizantes nAb Plus, venha conferir fazendo uma consulta com o representante de sua região.

Referências:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jmv.25919
http://ecodiagnostica.com.br
https://consultas.anvisa.gov.br/api/consulta/produtos/25351333630202061/anexo/A2446175/nomeArquivo/INSTRUCAO-DE-USO%20-%201%20de%201.PDF?Authorization=Guest
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128163283000076
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1198743X20302780
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7641391/