A cada dia que passa, a automação na medicina laboratorial vem sendo destacada como um dos passos mais importantes na busca da eficiência e viabilidade das empresas que atuam nesse setor. Característica que vem se expandindo para todas as fases dos processos no laboratório clínico (pré-analítica, analítica e pós-analítica), a necessidade de evolução e a constante busca de novas tecnologias faz com que laboratórios de diferentes portes e quantidade de exames implementem algum tipo de automação em seus processos.

A necessidade cada vez maior de melhorar os padrões de qualidade e pode ser considerada por grande parte uma exigência, a expectativa dos clientes em relação ao serviço prestado são fatores que contribuem para implementação da automação de um processo analítico ou até mesmo a automação total do laboratório.

A automação cria uma combinação de atividades em processos únicos, eliminando atividades desnecessárias, que geram um aumento da capacidade de produção laboratorial, além de amenizar fatores internos como a pressão relacionada aos colaboradores e outros tantos associados ao planejamento das demais atividades.

Ao automatizar um processo laboratorial, algumas necessidades devem ser atingidas conforme quadro a seguir:

 

Tabela 1

A maior evolução da tecnologia em medicina laboratorial ocorreu na etapa analítica. A maioria dos equipamentos analíticos iniciou com ensaios em cubetas de fluxo contínuo, evoluindo para cubetas laváveis manualmente, até alcançar a tecnologia de lavagem automática de cubetas.

O modelo de automação escolhido deve ser o que melhor alinha à estratégia da instituição, não somente em termos de investimentos, mas nas escolhas conflitantes na busca pelos benefícios esperados.

A Centerlab, em parceria com a Labtest apresenta os lançamentos na linha de automação em bioquímica, equipamentos robustos com qualidade e um grande diferencial: Hemólise on board no ensaio de HbA1c.

Audmax Evolution
descrição_audmax_evolution

Labmax 450
descrição_Labmax 450


Referências:

CAMPANA , G. A.; OPLUSTIL, C. P. Conceitos de automação na medicina laboratorial: revisão de literatura J Bras Patol Med Lab v. 47 n. 2
p. 119-127 abril 2011.