Mercado Veterinário

O Brasil tem hoje a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do mundo, sendo o terceiro maior país em população total de animais de estimação (mais de 140 milhões), de acordo com o relatório da ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Com a demanda cada vez maior e com o número de solicitações de hemogramas veterinários em alta, discutiremos a seguir alguns aspectos relevantes para hematologia veterinária.

Hematologia Veterinária

Diante da particularidade de cada espécie animal, alguns aspectos necessitam de atenção. Devemos observar as características oriundas de cada espécie animal, por exemplo, em relação às hemácias devemos observar o tamanho, presença ou ausência de núcleo, espessura da membrana externa (resistência), intensidade de palidez central e formato das hemácias (eritrócitos), mais detalhes na tabela 1 abaixo:

Essas variações acima podem ser encontradas entre as espécies e dentro de uma mesma espécie animal, os cães da raça Poodle tendem a uma macrocitose, enquanto outras, como Akita e Shiba, tendem a ter microcitose.

Já nas analises hematológicas felinas podemos visualizar macroplaquetas e microcoágulos pela grande ativação plaquetária fora do leito vascular e pela maior predisposição à agregação. Tal fato pode resultar em falsa trombocitopenia em alguns equipamentos que realizam a separação incorreta entre hemácias e plaquetas (impedância). Nessa espécie em especial é comum a visualização de inúmeros Corpúsculos de Heinz, gerados pelo aumento dos radicais sulfidrílicos presente nas hemácias desses animais.

 

Diferença importante entre as hemácias
fonte: Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária, MARY ANNA THRALL, capítulo 5, pág. 66, Roca, 2007
* Não aumenta em resposta a anemia
VCM = Volume Corpuscular Médio

Fatores pré-analíticos merecem uma atenção especial, uma vez que cerca de 70% dos erros estão nessa fase. Dentre as principais causas podemos citar: tempo prolongado de garroteamento e inúmeras perfurações, meia-vidamédia das hemácias (dias), lipêmias pela falta de jejum a falta de proporção sangue/anticoagulante. Outro aspecto derelevância é o estresse de algumas espécies no momento da coleta interferindo nos resultados (ex.: felinos).

Equipamentos Hematológicos Veterinários

As análises das amostras veterinárias em equipamentos padronizados para humanos, são responsáveis por resultados errôneos simplesmente por não respeitar as diferenças acima citadas. Dentre os principais erros podemos destacar: a separação inadequada de células, gerando falsa trombocitopenia, lise inadequada de eritrócitos, levando a uma falsa leucocitose ou valores errôneos de hemoglobina e hematócrito, entre outros. Por isso é imprescindível que os equipamentos veterinários disponibilizem perfis que respeitem as diferenças entre as espécies.

As características do sangue dos animais domésticos também podem danificar equipamentos comuns, pois esses equipamentos não foram preparados para amostras veterinárias, que na sua maioria são mais viscosas, com maior concentração de fibrina, maior tendência à agregação plaquetária, rouleaux e microcoágulos, levando a entupimentos frequente e diminuição da vida útil do equipamento.

A associação de fatores como escolha de equipamento e reagentes adequados e de qualidade, pessoal qualificado e especializado, cuidados na fase pré-analítica e diminuição do estresse no momento da coleta são palavras chaves para um resultado com qualidade e representatividade clínica.

A Centerlab em parceria com os melhores fornecedores tem o prazer de apresentar a vocês equipamentos específicos para analises veterinárias eliminando os erros nas analises com equipamentos humanos, são eles:

ANALISADOR HEMATOLÓGICO VETERINÁRIO COM DIFERENCIAL DE 4 PARTES MEK-6550 – NIHON KOHDEN

Realiza até 60 amostras por hora com 21 parâmetros: canino, felino, bovino e equino,13 parâmetros para ratos, camundongos e outros animais.

6 modos de diluição:
– Normal, Alta, Muito Alta, Muito Baixa e Pré-diluição
– Programa de CQ: • Média • Cálculo de CV
– Tela touch screen de fácil operação
– Amostragem automática;
– Preparação e Limpeza automáticas;
– Limpeza automática do bocal de amostragem;
– Fácil manutenção. Remoção automática de coágulos;
– Durável e robusto. Feito em material resistente à oxidação (ferrugem);
– Tratamento automático do fluido de descarte;
– Modo de contagem simples/duplo;
– Possibilidade de instalação de leitor de código de barra;
– Capacidade de interfaceamento unidirecional;
– Possui alarmes eletrônicos para identificação de anormalidades (Flags WBC, RBC e PLT);
– Possui 2 agulhas de diluição (WBC e RBC).
MEK 6550

 

AUD-H VET – Labtest

O Aud-H Vet é um analisador hematológico veterinário de alta tecnologia, que processa amostra animal e fornece resultados altamente precisos e fáceis de avaliar. Um robusto e flexível sistema com características únicas como o microcapilar, homogeneizador de amostras e reagentes on board, além de ser livre de manutenção para o usuário.

– Até 53 amostras/hora;
– 19 parâmetros: WBC, LYM, LYM%, MON, MON%, GRA/NEU*, GRA/ NEU%*, EOS, EOS%, HGB, MCH, MCHC,
RBC, MCV, HCT, RDW%, RDW, PLT, MPV.
– Volume de aspiração: ≤ 125 μL de sangue total ou ≤ 20 μL (micropipeta sem volume morto)

METODOLOGIAS
– Impedância;
– Fotometria para hemoglobina.
SISTEMA DE PIPETAGEM
– Sonda para aspiração de sangue total;
– Adaptação de micropipetas com volume de 20 μL.
SISTEMA DE HOMOGENEIZAÇÃO
– Homogeneizador embutido de amostras para até 6 tubos.

AUD-H


No dia 09 de setembro comemora-se o dia do médico veterinário, aproveitamos esse boletim para parabenizar e 
agradecer esses profissionais que se dedicam em cuidar da saúde dos nossos melhores amigos!

Referencias Bibliográficas:
– Hospital veterinário saúde – Hematologia Veterinária – https://hospitalveterinariosaude.com.br/hematologia-veterinaria/
– Catálogo Nihon Koden (Analisador Hematológico MEK-6550J/K)
– Site Labtest – AUD-H VET
– Infovet Labtes  https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/52321/1595516902Infovet_desafios_da_hematologia_vet.pdf