Introdução

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, apenas em 1965, o vírus foi descrito com o nome atual, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Os sinais e sintomas provocados pela doença, são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARSCoV- 2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas até o momento são:
Sintomas
Se você apresentar sintomas gripais e/ou febre, permaneça em casa em observação por no mínimo 7 dias. Se os sintomas persistirem e/ou agravarem (febre alta, dificuldade para respirar) deve procurar atendimento médico imediatamente. Ao retornar para o domicílio prolongue o isolamento para até 14 dias.

Se entrou em contato com pacientes confirmados ou retornou de viagem nos últimos dias, permaneça em casa em observação por no mínimo 7 dias. Havendo sintomas (tosse, febre até 37.8, coriza) permaneça em isolamento por até 14 dias. Caso apresente dificuldades respiratórias procure o hospital de referência mais próximo.

Transmissão

As formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em processo de investigação,mas já se sabe que acontece de pessoa para pessoa. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Alguns vírus são altamente contagiosos, enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa, mas já se sabe que a transmissão é menos intensa do que o vírus da gripe. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

A Centerlab juntamente com seus parceiros estão disponibilizando a pré-venda dos testes rápidos e Imunofluorescentes para diagnóstico do covid-19, procure um de nossos vendedores!

Diagnóstico

Os testes para diagnóstico que disponibilizaremos no mercado são divididos em dois grupos: Os testesImunocromatográficos e os testes Imunofluorescentes. Os testes são pensados para atender uma necessidade de urgência da doença sob seu potencial risco em âmbito nacional: os resultados mais rápidos irão permitir agilidade na tomada de decisões, auxiliando diretamente no direcionamento do tratamento e prognóstico do paciente, além do controle da disseminação do COVID-19 no país.

- Testes Imunofluorescentes
O COVID-19 Ag é um imunoensaio fluorescente para identificação da presença de antígeno do virus, utilizando amostras de swab de nasofaringe e/ou orofaringe pela metodologia de imunofluorescencia, com resultados em até 30 minutos, que permite agilidade na tomada de decisões, auxiliando diretamente no direcionamento do tratamento e prognóstico do paciente, além do controle da disseminação do COVID-19 no país. Para esse temos a Linha Fline da ECO Diagnóstica.

Linha F-Line
Sistema de imunoensaio Fluorescente
Confira o menu completo de testes respiratórios:
- ECO F Influenza A/B;
- ECO F Strep A Ag;
- ECO F RSV Ag;
- ECO F S. pneumoniae Ag;
- ECO F Legionella Ag
- ECO F Adenovírus
- ECO F Covid-19 Ag  
Eco_F-Line

-Testes Imunocromatográficos
O COVID-19 Imunocromatográfico detecta a presenta de Anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue total, plasma e soro. O teste poderá auxiliar na triagem de indivíduos assintomáticos, fornecendo dados clínicoepidemiológicos de importância, além do auxílio no diagnóstico daqueles pacientes que já não estão na janela de detecção do vírus.

Covid-19 Covid-19 Labtest
   

 O Coronavírus tem mobilizado o mundo inteiro. Desde as primeiras notícias até a atualidade, preocupamos em redobrar os cuidados não só com a nossa saúde, como também a saúde dos nossos familiares, colaboradores, clientes, amigos e com os profissionais da saúde de forma geral.


A Centerlab procura contribuir durante esse período fornecendo um serviço de qualidade a fim de prestar suporte aos laboratórios e hospitais. Seguimos trabalhando para atender o seu laboratório, comercializando soluções em produtos e serviços para diagnóstico e pesquisa.


Vamos manter a tranquilidade e seguir as recomendações para inibir a propagação do vírus. Dessa forma iremos superar este momento difícil que estamos atravessando.

Referência:
- Newslab.
- Saude.br.gov.br/temasdeSaude/coronavírus.