A efetividade dos testes laboratoriais e a correta interpretação dos resultados dependem da qualidade da amostra colhida. A padronização do manejo da amostra como um todo é a forma de garantir segurança, confiabilidade e qualidade nos resultados das análises.

Existem numerosos fatores que podem levar a erros nos resultados dos exames laboratoriais e que podem afetar a interpretação das condições clínicas dos animais. Eles devem ser considerados sempre que o resultado do exame não fizer sentido ou não tiver correlação com o estado clínico do animal. Esses fatores podem ser classificados em erros pré-analíticos e analíticos. Os erros préanalíticos são os mais comuns e podem ocorrer devido a numerosos problemas relacionados com a coleta e o manuseio da amostra. Os erros analíticos são os que ocorrem na metodologia do exame e devem-se à interferência de uma substância ou de um fenômeno na amostra ou algum problema no desempenho do método do exame.

Variáveis pré-analíticas que podem interferir nos resultados dos exames
– Condição da coleta (Difícil ou tranquila);
– Prática de atividade física:
– Elevam os níveis de lactato, amônia, creatinoquinase, ALT, AST, fósforo, fosfatase ácida, creatinina, ácido úrico;
– Albumina, glicose, ferro e sódio sofrem redução;
– Concentrações totais de leucócitos e de todos os tipos de leucócitos (com exceção das formas jovens) sofrem aumento;
– Trombocitose e policitemia (ou eritrocitose) também são esperadas.
– Animal sob estresse (agressividade, medo, ou outras alterações no comportamento do animal no momento da coleta influem no resultado do exame).
– Garroteamento prolongado:
– Hemólise;
– Hemoconcentração e infiltração de sangue para os tecidos, gerando valores falsamente elevados para todos analitos, além da alteração do volume celular.
– Dieta e tempo de jejum não respeitados:
– No jejum não respeitado pode ocorrer lipemia;
– No jejum prolongado podem-se ter alterações na bilirrubina, proteína total, ácido úrico entre outros, gerando assim resultados alterados.

A importância da lipemia na medicina veterinária
Durante a rotina em uma clínica ou hospital veterinário, é comum que os exames sejam realizados no momento da consulta. Por isso, o jejum necessário para alguns exames nem sempre é seguido à risca. Quando as amostras são coletadas após a alimentação do animal, por exemplo, sem o jejum mínimo de 12 horas, pode ocorrer a lipemia.

Os distúrbios lipídicos (dislipidemias) são relativamente comuns na Medicina Veterinária, principalmente em cães. Normalmente, os animais que apresentam dislipidemias não desenvolvem sinais clínicos e o diagnóstico, muitas vezes, ocorre acidentalmente durante os exames laboratoriais de rotina.

Como definição, os distúrbios lipídicos podem ser classificados como hiperlipidemia e lipemia, que podem estar ou não associadas. A

hiperlipidemia ocorre quando há aumento na concentração de triglicérides (hipertrigliceridemia), colesterol (hipercolesterolemia) ou de ambos. Esta pode ou não desencadear a lipemia, que é definida como o aumento visível da turbidez do soro ou plasma, que adquire aspecto leitoso e, normalmente, ocorre quando a concentração de triglicérides é superior a 200 mg/dL. A lipemia, por influenciar na turbidez da amostra de soro ou plasma, é um importante interferente nos exames bioquímicos, comprometendo a confiabilidade dos resultados.

A importância da lipemia na medicina veterinária

Causas
As causas de hiperlipidemias e que podem resultar em lipemia, são classificadas como: hiperlipidemia pós-prandial, hiperlipidemias primárias e secundárias.

Causas de Lipemia em cães e gatos

Hiperlipidemia pós-prandial
A hiperlipidemia pós-prandial ocorre devido ao aumento transitório de triglicerídeos na forma de pico entre 6 e 8 horas e, com isso, ojejum recomendável para essas espécies é de 12 a 15 horas. No entanto, o jejum muitas vezes não é praticado por que a coleta de sangue para o diagnóstico laboratorial normalmente não é planejada sendo realizada durante a consulta veterinária, o que faz com que a hiperlipidemia pós-prandial seja considerada a principal causa de lipemia em cães e gatos. Em ruminantes, devido ao fato da digestão ruminal ser um processo contínuo, esses animais não apresentam oscilações pós-prandiais, não sendo necessário o jejum.

Interferência nos exames bioquímicos:
Os exames bioquímicos são normalmente realizados pela mensuração da absorbância por método espectrofotométrico, que é a medição da luz absorvida, em um ou mais comprimentos de onda, pelo meio reacional. A turbidez decorrente da lipemia influencia drasticamente na absorção da luz, por isso não é recomendável realizar os exames com amostras de soro ou plasma lipêmicos. O efeito da lipemia na mensuração de AST (aspartato aminotransferase) em uma amostra de cão está demonstrado na Tabela 2. O soro lipêmico apresentou atividade de AST abaixo do intervalo de referência da espécie (13 – 52 U/L), mas, após a remoção física da lipemia através da centrifugação em elevada rotação (14.000 rpm), o resultado obtido é quase 5 vezes superior ao intervalo de referência. A mensuração do AST é um importante indicador de doença hepática nos animais e o erro no resultado poderia comprometer o diagnóstico pelo médico veterinário.

EFEITO DA LIPEMIA NA MENSURAÇÃO DE ASTEM AMOSTRA DE CÃO

A Labtest Diagnóstica desenvolveu no Centro de Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (CDICT) o DelipVET Ref.1020, que é um produto inédito no mercado veterinário e que remove a lipemia dos soros de cães e gatos, garantindo resultados confiáveis nos exames bioquímicos e evitando a necessidade de recoleta.

O DelipVET Ref. 1020 é um reagente para o pré-tratamento de amostras lipêmicas que atua agregando as lipoproteínas pelo método de aglutinação. Após a adição do DelipVET Ref. 1020 ao soro lipêmico, o soro é centrifugado a 4.500 rpm, rotação já utilizada rotineiramente nos laboratórios. Após a centrifugação, é visualizada a formação de um sobrenadante sólido, tornando o soro límpido.

O pré-tratamento com o DelipVET foi capaz de reduzir drasticamente a concentração de triglicérides no soro, que é visualizada pela redução da turbidez do soro quando comparado ao soro lipêmico. O resultado de AST foi similar ao soro centrifugado, demonstrando a eficiência do produto em remover a lipemia das amostras e garantir resultados bioquímicos confiáveis, sem a necessidade de utilização de centrífugas específicas.

EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DA LIPEMIA PELO DELIPVET REF. 1020

DELIPVET

Remoção da lipemia em soros de cães e gatos.
Aumento da confiabilidade dos exames bioquímicos!

– Produto inédito no mercado veterinário;
– Evita o procedimento de recoleta de sangue, normalmente estressante aos animais;
– Líquido estável e pronto para uso;
– Protocolo de simples operação;
– Os volumes podem ser modificados proporcionalmente sem  prejuízo de desempenho.

Delipvet

 

Referências:
– Parreira IM & Buzin EJWK. Realização de colheita de sangue em felinos domésticos: dificuldades e soluções. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.8, N.14; p. – 2012.
– Tecsa Laboratórios. Manual de Coletas Pet – V.02 – Set/2017.
– Labtest. Infovet Labtest – a importância da lipemia na medicina veterinária. N°3. Out/2019.
– Labtest. Delipvet – Pré tratamento de amostras lipêmicas. Out/2019.