Centernews_116

Automação Laboratorial
Nos últimos anos, a medicina laboratorial vem passando por grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico marcante do século XX. A evolução da ciência trouxe à humanidade um avanço na modernização dos processos automatizados, visando redução de custo, uma melhor qualidade dos produtos e uma maior rapidez na produção.

Nas últimas décadas, a introdução da automação na medicina laboratorial foi destacada como a espinha dorsal na busca de eficiência e viabilidade das empresas atuantes nesse setor e expandiu-se em todas as fases dos processos no laboratório clínico: pré-analítica, analítica e pós-analítica.

O constante progresso tecnológico na área laboratorial tem possibilitado a ampliação do número e dos tipos de analitos passiveis de análise, aumentando, significativamente, a importância do laboratório na decisão médica e na tomada de condutas terapêuticas.

O Hemograma
O hemograma avalia as células sanguíneas de um paciente. É o exame mais solicitado pelos médicos, já que através dele é possível obter uma visão geral do indivíduo. Este exame é útil para a investigação de anemias, infecções bacterianas e virais, inflamações, distúrbios plaquetários e até mesmo leucemias. Por isso, os laboratórios clínicos necessitam de agilidade e precisão ao realizar esse tipo de procedimento.

Automação em Hematologia
Atualmente, os laboratórios clínicos realizam hemograma em equipamentos automatizados ou contadores automatizados em hematologia. Para alguns estudiosos, a automação é uma realidade na medicina, pois possibilita analisar maior quantidade de exames com segurança dos resultados e, consequentemente, atender um número maior de pacientes.

A Centerlab sempre em busca de inovações e tecnologia de ponta para o seu laboratório tem o prazer e orgulho de apresentar nosso novo parceiro, trata-se da empresa Japonesa Nihon Kohden.

A Nihon Kohden
A história da Nihon Kohden começou quando o Dr. Ogino fundou a Nihon Kohden, em 1951, com o objetivo de desenvolver avanços tecnológicos que revolucionariam a maneira como os profissionais de saúde combatiam as doenças.

O produto inicial da Nihon Kohden: a primeira unidade de eletroencefalograma (EEG) de oito canais operado por rede elétrica – mudou completamente a monitorização e diagnóstico de anormalidades no cérebro e estabeleceu firmemente a empresa como líder no campo de produtos médicos.

A Nihon Kohden foi pioneira em diversas outras soluções mundialmente conhecidas, como a tecnologia de oximetria de pulso (SpO2), a criação do conceito de monitor multiparamétrico, o primeiro desfibrilador operado à bateria e, recentemente, a ferramenta de débito cardíaco contínuo não invasivo (esCCO), mantendo desde estão o foco da empresa em tecnologia em saúde. Hoje a Nihon Kohden atua em mais de 120 países e regiões do globo.

No mercado de IVD (Diagnostico In Vitro) a Nihon lançou seu primeiro contador automático de células, o modelo MEK- 1100 em 1972. Ao longo dos anos, modelos mais avançados vêm sendo continuamente desenvolvidos. Com isso, a nova linha de analisadores hematológicos automáticos com contagem diferencial de WBC (leucócitos) em três partes (humano e veterinário) e 5 partes, a empresa pretende atender ao exigente mercado brasileiro com equipamentos com tecnologia avançada made in Japan.

Quadro Nihon Evolução

 

Temos o prazer de apresentar a tecnologia dos contadores hematológicos da linha Nihon Konden.
Para o Controle de Qualidade:

Celtac Alfa - Veterinário - Diferencial 4 Partes

Celtac Alfa - Humano - Diferencial 3 Partes

Celtac ES - Diferencial 6 Partes

Celtac G - Diferencial 7 Partes Automático

 

Referências:
– CAMPANA, G. A; OPLUSTIL, C. P. Conceitos de automação na medicina laboratorial: revisão de literatura. J Bras Patol Med Lab, vol. 47, n. 2, p. 119-127, abril 2011.
– VIEIRA, K. F. et al. A utilidade dos indicadores da qualidade no gerenciamento de laboratórios clínicos. J Bras Patol Med Lab, vol. 47, n. 3, p. 201-210, junho 2011.
– https://br.nihonkohden.com/
– http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v47n2/v47n2a05.pdf